sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Pneus e câmaras de ar

pneu furado

necessário:
- 3 espátulas
- kit de remendo de câmara
- câmara nova
- bomba de pneu

Bicicletas de boa qualidade vêm com câmaras que mantêm por muito tempo a pressão correta. Seus pneus são mais resistentes a furos, os aros não têm rebarbas e são vestidos com fitas que impedem niples ou raios de cortarem a câmara. Tudo isso faz com que a ocorrência de furo seja rara.
Além disso, um conjunto aro / pneu de qualidade faz com que praticamente seja desnecessário o uso de espátulas para retirar o pneu.
Mas mesmo assim, vamos imaginar que tenha ocorrido um furo. Para remendar a câmara faça o seguinte:

antes de retirar a roda do quadro ou garfo, ou desmontar o pneu:

1. procure localizar o objeto causador do furo;
2. se necessário encha mais o pneu e passe a mão lenta e suavemente sobre a banda de rodagem para descobrir onde está o vazamento;
3. faça uma marca onde ele se encontra;
4. só então retire a roda do quadro ou garfo.

desmontando o pneu

5. esvazie por completo o ar da câmara;
6. encaixe as duas primeiras espátulas embaixo do pneu, com uma distância de aproximadamente 10 centímetros entre elas;
7. puxe-as ao mesmo tempo para fora, girando no sentido do centro da roda;
8. segure-as encostadas nos raios com uma mão;
9. encaixe com cuidado a terceira espátula no pneu e puxe para fora;
10. repita a operação até que toda a lateral do pneu esteja desencaixada do aro;
11. cuidado para não perder a referência da marca de onde o furo está.

encontrar o furo

12. retire a câmara para fora do pneu. Algumas vezes, não é necessário retirar o bico do aro para realizar o remendo;
13. se o pneu esvaziou muito rápido, talvez seja possível notar o furo a olho nu;
14. encha bem a câmara e passe a mão sobre ela até localizar o furo;
15. faça uma marcação com uma caneta esferográfica onde está o furo. Esta marcação deve ser desenhada de modo que seja possível centralizar o remendo no local exato do furo e que ela não desapareça depois de lixar a câmara. Uma boa opção é fazer uma espécie de mira com um traço vertical e um horizontal cruzando exatamente sobre o furo.

realizar o remendo

16. com uma lixa média, lixe uma área no entorno do furo, maior do que a área que será ocupada pelo remendo;
17. coloque pouca cola e espalhe bem por toda a área lixada. É um erro colocar muita cola porque isto fará o remendo soltar;
18. deixe a cola secar por uns minutos;
19. nunca coloque os dedos na área que recebeu cola;
20. só retire a película protetora do remendo na hora de colá-lo na câmara;
21. retire a película plástica do remendo, evitando tocar na área de contato do remendo;
22. coloque o remendo centrado no furo e pressione;
23. apóie a câmara em uma superfície regular, lisa e limpa, e esfregue com pressão sobre o remendo usando a bomba ou uma espátula;
24. antes de remontar o pneu, encha a câmara para certificar-se que não há outro furo.

remontar o pneu

25. procure com os dedos por dentro de todo o pneu, se há algum objeto cortante que possa furar novamente a câmara. Se houver algo, retire;
26. monte só uma das laterais do pneu no aro;
27. a câmara deve ser colocada de volta no pneu com um pouco de ar para evitar que fique enrugada ou dobrada;
28. encaixe o bico da câmara no aro e assente a câmara dentro do pneu;
29. monte por completo o pneu no aro;
30. certifique-se que ele está completamente dentro do aro nos dois lados;
31. encha um pouco o pneu e certifique-se que ele se acomodou corretamente no aro;
32. pneu de qualidade só assenta perfeitamente bem quando recebe um pouco de pressão;
33. se tudo estiver em ordem, encha até chegar a pressão mínima indicada na lateral da banda do pneu;

Evite encher um pneu murcho em calibrador automático de posto de gasolina. Se não tiver outra opção, baixe a pressão do aparelho para umas 15 libras, encha o pneu, certifique-se que está tudo bem, e só então coloque a pressão desejada.

A Escola de Bicicleta recomenda não encher um pneu até a pressão máxima expressa na banda de rodagem. O ideal é não ultrapassar 90% da pressão máxima.

fonte: Escola de Bicicleta

Nenhum comentário: