quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Circuito Costa Verde & Mar


O Circuito Costa Verde & Mar traz a possibilidade de conhecer de bicicleta um dos mais recortados e belos litorais do país. Passa ainda por tranquilas cidades do interior, com matas preservadas e rios com belas cachoeiras.

É o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil a abranger uma região do litoral. E, ao mesclar trechos de litoral com o interior, oferece uma grande diversidade cultural e de paisagens. O roteiro passa ainda por pontos turísticos de destaque nacional e locais de incomparável beleza cênica.

Praias badaladas alternam-se com outras desertas e rodeadas pela verde mata atlântica. Entre uma praia e outra, estão os morros, que dão o desafio da viagem e também oferecem visuais magníficos. De colonização principalmente açoriana, o litoral guarda fortes traços culturais portugueses, expressos principalmente nos festejos e na culinária. No interior, a paisagem dos arrozais e as casas de madeira dão o tom da viagem. São marcantes aqui outras influências culturais, notadamente a alemã e a italiana.

Ao percorrer o circuito, o cicloturista passará por 11 municípios, sendo oito no litoral: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha e Porto Belo e mais três no interior: Camboriú, Ilhota e Luís Alves. Num total de 270 km, o percurso dá preferência a estradas de terra e vias urbanas, evitando ao máximo as estradas asfaltadas. O Circuito foi planejado para ser completado em no mínimo de 6 dias, para dar tempo suficiente para curtir as inúmeras opções que a região oferece.

Em cada trecho existem inúmeras oportunidades de praticar outras atividades como caminhadas, mergulho, caiaque, surf, windsurf, voos de ultraleve, entre outras. Há ainda riquezas culturais e ecológicas a serem exploradas, como sítios arqueológicos, construções históricas e trilhas para observação de aves. O Circuito tem início no município de Balneário Camboriú, na Barra Sul. A credencial, o guia e os demais materiais de apoio deverão ser retirados no Parque Unipraias (na Barra Sul).

fonte: Costa Verde e Mar

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

YikeBike

Bicicleta a motor se desdobra em 15 segundos


Esta coisa estranha é uma bicicleta com motor elétrico, dobrável, feita de fibra de carbono, chamada YikeBike. Ela é real, se desdobra em 15 segundos e tem dois desejos: acabar com o dilema da mobilidade urbana e se tornar o novo brinquedo favorito de Steve Wozniak.

» Veja mais fotos da YikeBike no Gizmodo

Dobrada, a YikeBike ocupa 15 x 60 x 60 centímetros e pesa 10kg, podendo ser carregada por aí numa boa. Apesar das suas rodas pneumáticas seguirem o design das antigas bicicletas com a roda da frente muito maior que a de trás, de acordo com o fabricante essa coisa foi desenhada para ser fácil de manobrar, e é equipada com freios eletrônicos com sistema antiderrapagem.

Será que a YikeBike fará sucesso onde o Segway falhou? Custando US$ 4,9 mil (equivalente a pouco mais de R$ 9,1 mil), eu não teria tanta esperança.

Mais informações sobre a YikeBike, fotos e um vídeo podem ser encontradas no site www.yikebike.com, no qual também é possível fazer a reserva para ter uma YikeBike - em 2010.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

reinventando a roda - bicicleta desmontável


Numa época com tantas preocupações com o planeta, é notório o esforço em criar novos conceitos que permitam que soluções agressivas em termos ambientais, possuam alternativas eficientes que possam ser massificadas. A industria automóvel, por exemplo, face aos danos ambientais dos seus produtos, tem vindo a reunir diversas propostas nesse sentido.

Em contrapartida, tecnologias e soluções mais amigas do ambiente, não são alvo de estudos tão elaborados, não sendo muito convencional repensar produtos já por si verdes. No entanto, por vezes não utilizamos soluções mais amigas do ambiente porque estas ainda não foram melhoradas e adequadas ao nosso estilo de vida, quer do ponto de vista econômico, quer do ponto de vista prático.

Independentemente do espírito de sacrifício de cada um de nós, nenhuma solução amiga do ambiente se irá massificar se não for cômoda, barata e com um impacto genuinamente positivo nas nossas vidas.


O designer mexicano, Victor M. Aleman teve a preocupação de pensar num meio de transporte limpo bem conhecido de nós, e adicionou-lhe algo que o pode tornar mais apelativo: portabilidade. A proposta é uma bicicleta batizada de "Eco // 07", e que possui uma estrutura em triângulo composta de módulos expansíveis. Estes, podem ser reduzidos a dimensões bem mais pequenas quando não estão em utilização.

Para este conceito foi literalmente necessário re-inventar a roda, que através de um sistema de juntas e pivots, permite que esta seja desmontada e guardado com uma substancial poupança de espaço.

Todo o sistema pode assim ficar armazenado numa pequena caixa e arrumado no mais pequeno dos apartamentos que, infelizmente, cada vez mais constituem a realidade urbana da nossa sociedade. A forma como o sistema é desmontado poderá não ser ainda muito prático mas, pelo menos, pode ser feito de uma forma organizada. Diria que é um bom princípio rumo a soluções inovadoras para problemas comuns.










fonte: flyfly

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Respeito é o que nós queremos!



A BIKE NO CÓDIGO NACIONAL DE TRÂNSITO
Art.: 21
Compete aos órgãos e entidades executivos rodoviários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas;

Art.: 24
Compete aos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Municípios, no âmbito de sua circunscrição:
II - planejar, projetar, regulamentar e operar o trânsito de veículos, de pedestres e de animais, e promover o desenvolvimento da circulação e da segurança de ciclistas;

Art.: 58
nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos das pista de rolamento, no mesmo sentido da circulação regulamentado para a via, COM PREFERÊNCIA SOBRE OS VEÍCULOS AUTOMOTORES.

Art.: 68
o ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.

Art.: 105
equipamentos obrigatórios...
V - para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e espelho retrovisor do lado esquerdo.

Das infrações
Art.: 201
Deixar de guardar a distância lateral de um metro e cinqüenta centímetros ao passar ou ultrapassar bicicletas.
Infração: média
Penalidade: multa


Art.: 214
Deixar de dar preferência de passagem a pedestre e a veículo não motorizado
I- que se encontre na faixa a ele destinada
II- que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para veículo
Infração: gravíssima
Penalidade: multa


Art.:220
Deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança de trânsito
XIII- ao ultrapassar ciclista
Infração: gravíssima
Penalidade: multa

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dia Sem Carro terá lazer, cultura e serviços em ruas do Centro de Curitiba, que serão fechadas ao trânsito



Parte do Centro será fechada para o trânsito no dia 22 de setembro;
ônibus e bicicletas estarão liberados. Acesse: twitter.com/ctbasemcarro

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Equipamento pra bike





Matt Braun e Jared Delorenzo, dois estudantes da Universidade de Artes da Philadelphia, criaram este gadget para ser instalado em suas bikes. O objetivo é claro e simples, afastar os manés que vivem querendo tirar um “fininho” de quem tá de bike nas ruas. Isso acontece praticamente com todos. Tem sempre um zé ruela querendo tirar uma onda com quem anda de bicicleta, ou, tem sempre um mané atrapalhando nosso “corredor”.
Então, que tal instalar na sua bike este equipamento?

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Museu da Bicicleta de Joinville



O Museu da Bicicleta de Joinville, é o único do gênero em toda América do Sul.
Seu acervo composto por mais de 16 mil peças variadas, está localizado no Complexo Ferroviário de Joinville, bairro Atiradores, junto à Praça Monte Castelo, zona Sul da Cidade.
O MUBI é o resultado de uma exitosa parceria entre o Poder Público Municipal e a iniciativa privada, sob a gestão da Fundação Cultural de Joinville, gerenciadora da política cultural e museológica da cidade.
Joinville, conhecida como “A Cidade das Bicicletas”, por ocasião das comemorações de seus 150 anos, teve, por iniciativa do Instituto Joinville e do Prefeito, hoje Governador, Luiz Henrique da Silveira, a inauguração dos Museus da Bicicleta e da Industria, consagrando, desta forma, sua vocação como a “Cidade das Bicicletas”.
Desde sua inauguração, já passaram pelo museu mais de 60 mil pessoas de nacionalidade brasileira ou estrangeira.
O atendimento é feito através de ações de monitoria especializada (mediante solicitação), trabalho com escolas, agências, operadoras e grupos de turistas.
De sua variada coleção destacam-se: a vitrine de faróis composta por peças a partir do século XIX, a oficina de restauração onde acontecem as intervenções, além de diversas bicicletas tais como: Peugeot 1952 com aros de madeira, Durkopp 1934 equipada com eixo cardan (sem corrente), um Rickshaw indiano todo pintado à mão e uma Rivera 1956, projeto nacional, com suspensão sobre molas nas rodas dianteira e traseira, uma inovação tecnológica espetacular para o período.
No espaço de visitação, encontram-se inúmeras peças e objetos curiosos relativos à bicicleta, composições de arte, protótipos, etc. Todo material em exposição está devidamente identificado quanto a sua origem, estado de conservação e procedência. O MUBI é uma entidade cultural, sem finalidades lucrativas, em processo de regulamentação, e toda sua prestação de serviços é feita de forma gratuita.

Fonte:www.museudabicicleta.com.br

sábado, 5 de setembro de 2009

7 de Setembro de Bicicleta



...aproveitem para pedalar no 7 de Setembro...

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

22 set. dia mundial sem carro!



começa o mês sem carro de 2009
http://artebicicletamobilidade.wordpress.com